Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

Mc. 10. 46-52 - A cura do cego Bartimeu

    O Evangelho de Marcos, parte final do capítulo dez, nos apresenta a história de um cego mendigo,
tratado pela passagem bíblica como Bartimeu, mas na realidade este não era o verdadeiro nome dele, pois Bartimeu significa: filho de Timeu, pois este era o nome de seu pai.

    A Bíblia mesmo não da maiores detalhes sobre a vida deste homem, apenas que além de cego ele ficava a beira do caminho mendigando. A vida de alguém que mendiga normalmente é uma vida de necessidades, escassez, de muitas privações, em quase todos os sentidos. Além disso Bartimeu ainda era cego o que dificultava ainda mais a sua situação.

    Mas, certo dia ele ouviu que Jesus, o Nazareno estava passando diante dele. Bartimeu reconheceu a sua oportunidade, mas muito mais que a cura ele alcançou transformação de vida! E é a respeito disso que veremos um pouco nesta mensagem.


      E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Mc. 10. 46-47. 

    Interessante salientar que quando Bartimeu clama usando a expressão Filho de Davi, ele estava reconhecendo que aquele Jesus que estava diante dele era o Messias das profecias. Ou seja, percebeu que a maior chance da sua vida era aquela! 

    Mas, quanto mais ele clamava por misericórdia, mais a multidão o repreendia para que se calasse. Fato interessante é que sempre que alguém tomar uma decisão por Jesus e passar a clamar a ele e buscar a sua misericórdia, deve se preparar para o levante do inimigo, tem até um ditado que diz: Pra toda ação tem uma reação. Quando alguém toma uma decisão por Jesus o inimigo vai fazer de tudo para impedir esta pessoa, mas se entendemos quem é Ele, e que nele está a vida, a mudança, a cura, a transformação, então perseveramos como fez Bartimeu e não permitimos que as forças contrarias nos impeçam de alcança-lo.  E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Mc. 10. 48.

    Quando isso acontece, Jesus te chama para operar na sua vida o que for necessário: Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. Mc. 10. 49.  

     Quando o mestre nos chama as decisões que tomamos influenciam até aonde irá a mudança em nossa vida, vamos a um exemplo: Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora. Mc. 10. 50-52. 

    Bartimeu lançou de si a capa, aquela capa de mendigo que representava a sua vida antiga, ele resolveu abrir mão das coisas do passado, por que não adianta ninguém querer ter nova vida em Cristo carregando ainda  consigo aquilo que representa sua velha vida. 

    Lembra o que foi mencionado no início desta mensagem? Que falaríamos mais sobre uma mudança de vida do que sobre uma cura, pois bem, Bartimeu poderia ter ido até Jesus carregando a sua capa, ser curado da cegueira e voltar para a beira do caminho pedir esmolas, ou seja, viver como mendigo. Passaria de um mendigo cego para um mendigo que vê e ponto. Mas, não é isso que o texto diz; quando Bartimeu percebeu o Messias diante dele, clamou e perseverou, respondeu ao chamado de Jesus deixando para trás aquilo que representava sua velha vida e seguindo o Senhor como seu discípulo, recebendo também a cura, a provisão para as suas necessidades. 

    O Messias, hoje, está diante de você...
   



9 comentários:

  1. Glórias à Deus, pela sua palavra.

    ResponderExcluir
  2. Deus todo poderoso me falta palavras.

    ResponderExcluir
  3. tudo acontece no seu devido tempo para manifestação da gloria de Deus e as nossas dificuldades existem para que o homem bus
    que a Deus

    ResponderExcluir
  4. Amém. Se não aprendermos a olhar, jamais seremos capazes de ver. Belas palavras. SE quiser ver algumas das frases sobre Deus em meu site, visite-nos.

    ResponderExcluir
  5. GLÓRIA AO ETERNO DEUS!
    DEUS ABENÇOE SUA VIDA VARÃO....
    ESTUDO EDIFICANTES...

    ResponderExcluir
  6. "Todos nós devemos buscar a na nossa salvação"Amém"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...