Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

Isaías 38. 1-8. A doença e a cura do rei Ezequias.

    Ezequias era  rei de Judá, um homem temente a Deus que andava com retidão diante do Senhor, certa feita ele adoeceu e recebeu de Deus através do profeta Isaías um aviso que traria sobre ele uma tristeza muito grande, uma notícia que diga-se de passagem "desmonta" qualquer um. Vamos ver a narrativa bíblica deste acontecimento:

    "Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Põe em ordem a tua casa porque morrerás e não viverás." Is. 38. 1.

    Logo após receber este aviso Ezequias fez uma oração na qual colocou diante de Deus a sua vida:  

   " Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR. E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo."  Is. 38. 2-3.

    Veja que a oração dele não foi agressiva, não temos aqui o tom de voz que Ezequias usou, mas ao olharmos para esta oração vendo as palavras que ele pronunciou identificamos o que foi relatado  a pouco no começo deste paragrafo. Foi uma oração sincera e de coração.

    Ezequias não blasfemou contra Deus, não "agrediu" o Senhor com suas palavras, mas sim, colocou-se na condição de pecador e dependente de Deus e pediu sua misericórdia.

    Presenciando tudo isso Deus dá uma ordem a Isaías para que volte até o rei e lhe diga algo:


    " Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo:  Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos." Is. 38. 5.

    Olha como Deus é maravilhoso, acrescentou quinze anos de vida a Ezequias, ou seja, curou ele daquela enfermidade mortal, mudou a historia da vida daquele homem. E não foram qualquer quinze anos, foram quinze anos com a benção e a proteção de Deus sobre ele e o povo! " Livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, e defenderei esta cidade." Is. 38. 6. 

    Agora o que fez com que Deus mudasse a sentença dada a Ezequias? Será que foi o choro dele? Com certeza não! Então foi a oração por ele feita? Não necessariamente. Claro que: Se o rei não tivesse orado Deus poderia não ter mudado o desfecho da historia dele. Mas, não adiantaria a Ezequias ter feito aquela oração, usado aquelas palavras, se elas não fossem verdadeiras, Deus olharia e diria: "Sua oração é mentirosa, sua vida não é assim!"
 
    Nossa vida não pode ser uma mentira diante de Deus!

    O Senhor fala a Ezequias dizendo: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas". A verdade é que o que fez o Senhor mudar a sentença, foi a maneira que aquele homem escolheu para viver.  "Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos..."

    Vamos tomar isso como exemplo pra nossa vida também!
  
    Será que hoje nós poderíamos fazer a Deus essa mesma oração feita por Ezequias e que ela soasse verdadeira aos ouvidos e aos olhos do Senhor?
  
    Meditemos nessa mensagem e nesses versos bíblicos.
   

62 comentários:

  1. amem verdadeiramente temos que ser sinceros com deus para que naquele grande dia nos podermos ser chamados filhos de deus.gloria a deus, que possa dar mais e mais entendimento, para vc, e que deus abençoe vc e sua Familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém !! Q sejamos sinceros diante de Deus.

      Excluir
    2. Essa mensagem mim ensino que temos que andar na presença de Deus,com sinceridade,verdade, compromisso,pq quando oramos ele vai nos responder

      Excluir
  2. quem se apressa em se arrepender ,recebe do senhor misericordia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      Alguém que pecou, e pecou muito.
      Que pecou consciente do que estava fazendo, inclusive a luz da Bíblia, alcançaria o perdão e também a cura, como o rei Ezequias?

      Excluir
    2. O único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo.

      Excluir
    3. Glória a Deus temos que buscar sinceridade

      Excluir
    4. Glória a Deus temos que buscar sinceridade

      Excluir
  3. Temos que procurar ser obediente aos mandamentos de Deus...assim seremos felizes e curados de toda enfermidade!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. A verdade e a principal base de um servo do senhor e um filho verdadeiro, porque mascara com um tempo ela cai.

    ResponderExcluir
  5. Pastor muito boa sua explicação sobre o assunto gostei peço sua permissão para usar suas palavras para pregar a minhas ovelhas

    ResponderExcluir
  6. Verdadeiramente nossas orações tem que ser sincera e verdadeira para ser respondida por Deus.

    ResponderExcluir
  7. Pr. gostaria de saber sobre o porque de colocar a casa em ordem citado no capitulo um...
    apaz do Senhor Jesus ...obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Marcos!
      Tenho que usar aqui poucas palavras, vamos lá.
      A Bíblia não dá maiores detalhes sobre isso, mas esse 'põe a tua casa em ordem' poderia ter vários significados, por exemplo: Resolver algumas pendencias do Reino, preparar um sucessor, algo na sua vida particular que talvez pudesse estar meio "fora do lugar", em fim, tantas outras coisas....
      Percebemos que ao receber a notícia Ezequias começa a orar, e a sua oração é baseada na sua vida reta diante de Deus, na sua fidelidade a Ele, e Deus não "rebate" as palavras do rei como mentirosas, mas houve sua oração e responde. Então acredito que se algo estava "fora de ordem" deveria ser algo subsidiário.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  8. Sendo que foi comentado que os 15 anos foi de bençãos, mais também nesse periodo nasceu seu filho Manasse que acredito eu, se Ezequias soubesse que naquele periodo fosse gera um filho tão ruim, que após sua morte assume o reino e leva o povo a se afastar de Deus, ele teria preferido a morte ao invés de ter feito aquela oração, acredito eu que quando o Senhor determina algo para nossa vida Ele ja é sabedor daquilo que virá para frente, Ele é soberano, por isso prefiro a oração do Senhor Jesus, quando fala que possivel passar aquele calice, mais seja feita a sua vontade. Nada acontece na vida dos servos de Deus por acaso, como servos precisamos descançar em Deus sempre todo controle esta em suas mãos, mesmo quando vem uma noticias aparentemente ruim, ainda mais hoje que vivemos um evangelho do "não aceito, isso ou aquilo", é depois dizemos que todas as coisas coopera para vida daquele andão segundo proposito de Deus. Em acredito que Ezequias poderia ter terminado sua oração igual ao Senhor, "mais seja feita a sua vontade', Abraço amado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua opinião!
      Concordo em partes com ela. Ezequias não "obrigou" a Deus, não disse que não aceitava o que estava acontecendo, apenas orou e pediu que o Senhor se lembrasse de sua vida reta diante dEle; enfim, ele orou e "deixou nas mãos de Deus". E uma vida de bençãos não significa uma vida com ausência de problemas, já falando em relação ao seu filho, você diz: se ele soubesse que seu filho seria tão ruim... Quando um pai temente a Deus cria um filho, ele o cria para andar na presença de Deus, mas as escolhas são de cada um. Enfim, Ezequias não era um vidente, não acho que essa "culpa" deva cair sobre os ombros de Ezequias por seu filho ter cometido esses atos tão ruins. Sem falar que Manassés começou a reinar com doze anos de idade, quer dizer Ezequias morreu quando Manassés ainda era criança e não pode participar da formação "total" do caráter de seu filho. E, sim, a vontade de Deus é a que deve prevalecer sempre em nossa vida! A nossa mente e a nossa oração devem estar sempre voltadas ao propósito do Senhor para cada um!

      Excluir
  9. Um texo muito forte para se estudar explicação muito boa

    ResponderExcluir
  10. Paz do Senhor Pr. Michel, gostei demais da sua explicação, consegui tirar algumas dúvidas que eu tinha, principalmente em relação à resposta "15 ANOS DE BENÇÃOS"...Que Deus continue o abençoando. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. AI obrigado pelo tema .....estava preo curando desde Terça feira
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  12. A paz qual foi propósito de Deus nessa doença afinal Ezequias era um servo de valor temente a Deus? Ou simplesmente chegou a hora dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que nós temos de levar em consideração muito mais do que este ponto em si é o contexto da história e o que ela nos passa de um modo geral.

      Excluir
  13. Quantos anos Ezequias tinha quando ficou doente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o rei Ezequias assumiu o trono de Judá (Jerusalém) ele tinha 25 anos, guando descobriu que estava doente tinha 39 anos e faleceu aos 54 anos como Deus tinha ordenado. No livro de (II Reis cap.18 vers.2) e (II Crônicas cap.29 vers.1) mostra Ezequias assumindo o trono de Judá. (25 anos). E reinou 29 anos. O nome Ezequias significa: "O Senhor é minha força". Reinou entre 716 e 687 a.C.

      Excluir
  14. Pr show de bola essa explicação. obrigado que Deus continui usando o senhor poderosamente amém.

    ResponderExcluir
  15. saber e muito bom seguir a jesus e quando vc se batiza na agua e quando o espirito santo dercer sobre vc e vc fala em misterio e muito bom e muita gente gosta de alimentar a carne mais eu digo uma coisa va pra uma igreja e la alimenter teu espirito e pessa perdão a jesus por tudo que vc fez pq a gente e humano e todo humano não e perfeito todos nois peca mais jesus ta voltando e se ele voltar quando algum de nois estiver numa festa alimentando a carne e ai sim vc não vai pro ceu pq jesus ta voltando jesus poder voltar hj amanha a qualquer hora e saber ate os mortos se resucita umas pra vergonha eterna e umas pra ser salvo e quem não sera salvo ira pra onde o fogo nunca se apagar e o bicho nunca morre e quem for salvo vai pro lugar bem pertinho de deus vai pro paraiso saber jesus sim tem o melhor pra vc " Moça não siga o seu coração siga a Jesus , Diz a bíblia que o coração e enganoso , mas Jesus e o caminho a verdade e a vida " ❣ 🙌🏻 🎯 —

    ResponderExcluir
  16. " Moça não siga o seu coração siga a Jesus , Diz a bíblia que o coração e enganoso , mas Jesus e o caminho a verdade e a vida " ❣ 🙌🏻 🎯 —

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade muitas vezes fazemos tantos plano sem consultar ao senhor infelizmente

      Excluir
  17. a paz do senhor eu também gostei dessa mensagem muito boa DEUS é FIEL

    ResponderExcluir
  18. Nossa muito forte essa historia biblica,
    O interessante é que Ezequias fala diretamente com Deus ,e Deus não fala com Ezequias ,Deus usa o profeta Isaías pra falar com ele ,Deus poderia falar direto com ele,mas Deus queria usar o profeta,
    Tem coisas q só o profeta pode fazer 🙌🙌

    ResponderExcluir
  19. Glória Deus verdade meu amado irmão, devemos ser fiel a Deus com as nossas palavra a travez da oração.

    ResponderExcluir
  20. Passei por um problema muito sério de saúde na família, pedi com todo coração a Jesus por sua misericórdia, e o senhor ouviu minha oração e salvou quem estava doente e salvou a mim e minha família, hoje quero servir ao senhor com todas as minhas forças!!!!

    ResponderExcluir
  21. Enoquilis de Jesus santos20 de outubro de 2016 às 23:49

    Acredito que o melhor que podemos fazer diante de deus é sermos extremamente sinceros, sendo justo ou pecador ,entrar em nosso quarto e buscarmos a sua presença ,tal qual ele nos ensinou ! excelente reflexão que deus te abençoe pastor !!!

    ResponderExcluir
  22. GLÓRIAS AO PAI
    GLÓRIAS AO FILHO
    GLÓRIAS AO ESPÍRITO SANTO DE DEUS
    ALELUIA SENHOR JESUS !!!
    LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS
    ETERNAMENTE SERÁS LOUVADO POR MIM SENHOR JESUS ALELUIA GLÓRIAS AO SENHOR JEOVÁ NOSSO DEUS !!!

    ResponderExcluir
  23. A paz.
    Nossa estudo muito bom abriu muito minha mente Deus é maravilhoso. Bom dia

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito...
    Agente tem que orar com sinceridade a Deus,pq quando agente desce ele cresce.

    ResponderExcluir
  25. Amém, Palavra poderosa, muito boa explicação irmão. Que Jesus continue te usando mais e mais

    ResponderExcluir
  26. Eu gostei da mensagem muito boa Zé de quais não estava andando como deveria andar fonte do senhor. Observa que ele na sua oração ele vai dizer lembra que eu andei diante ti com dinceridade. Ele andou .e não estava andando. Tinha algo de errado. Mas Deus provou que é misericordioso e deu vitória.

    ResponderExcluir
  27. Gostei da explicação, só que é um estudo de aplicação pessoal, se não for indecente da minha parte, que desde de já peço perdão, queria que fosse mais profundo ao estudo, mais pegarei minha porção!
    Obrigado! A paz do senhor!

    ResponderExcluir
  28. Amem precisamos mesmo estudar a palavra de Deus sempre Deus é fiel

    ResponderExcluir
  29. A paz do senhor Jesus Cristo pr Michael
    Amei suas colocações e suas explicação é de Deus mesmo
    Obrigado pastor
    Pois eu que sou pregador da palavra do senhor
    Pedi ao senhor uma palavra
    É o senhor me essa
    Isaías 38,1
    É quando busquei alguns esboços para completar minha mensagem veio o senhor com essa explicação amável
    Deus continue te iluminando e dando riquezas nas palavras...🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  30. A paz do Senhor ...

    AMADO querido irmão, gostei demais do estudo dado .

    Obrigado por compartilhar a tua experiência com Deus.

    ResponderExcluir
  31. A paz do Senhor ...

    AMADO querido irmão, gostei demais do estudo dado .

    Obrigado por compartilhar a tua experiência com Deus.

    ResponderExcluir
  32. Pr. Então a oração sincera de Ezequias fez Deus voltar atrás no que tinha dito no verso 1? Me ajuda a entender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, não somente a oração dele, mas um conjunto de situações como por exemplo ele ter andado diante de Deus com inteireza de coração... Quem sabe se ele não orasse, então Deus não mudaria o decreto, mas a oração sincera já é consequência de um coração voltado ao Senhor.

      Excluir
  33. O mas lindo em Deus e a oportunidade que ele dá pra gente clamar.

    ResponderExcluir
  34. Mas é o fim de do rei Ezequias não foi dos melhores. Então qual seria a melhor, a vontade permissiva ou a vontade perfeita de Deus

    ResponderExcluir
  35. ME AJDUE JA TEM QUASE UM MÉS QUE LEIO ESSA PASAGEM DE ISAIAS 38 E TOU ME COLOCANDO NA BRECHA PASSOU UM VENTO NA MINHA IGREJA DEVIDO A ESPOSA DO PASTOR ANDAR ADULTERANDO E O MINISTERIO ESVAZIOU E Deus vive me fazendo aler essa passagem de isais 38 e jeremias 23oque eu fasso pra ajuda ele o pastor não quero abandonar me ajude facebbook Rejane Lima de Oliveira

    ResponderExcluir
  36. Coloque a vida dele, o casamento e o ministério em oração!

    ResponderExcluir
  37. Boa tarde Pastor quero estudar mais a palavra entender mais me ajuda

    ResponderExcluir
  38. Amem,mui muita força do senhor pastores e irmaos em Cristo, ricamente e poderosamente abençoe vos o Deus do altíssimo.

    ResponderExcluir
  39. Esta palavra foi ministrada no Culto da Família e desde então passei a estuda-la o que entendi quando Isaias fala para Ezequias arrumar sua casa porque iria morrer que,algo ele fez que não agradou ou ñ estava agradando a Deus.Quantas coisas fazemos e nem percebemos que estamos fazendo errado."Limpa tua cz,Limpa teu coração que está cheio de orgulho e de muita sujeira".

    ResponderExcluir
  40. A oração quando sincera ,ela é atendida e Ezequias foi sincero ao falar que fazia tudo que Deus queria mas ele fala que fazia mas,ñ estava fazendo mais.E Deus por sua infinita misericórdia o perdoou assim como ele continua nos perdoando pelos nossos pecados.

    ResponderExcluir
  41. Exccelente exortação,muitos pregadores estão pregando prosperidade. Vc está pregando a salvação .E isso que os cristaos devem aprender, a andar junto com Deus com sinceridade.

    ResponderExcluir
  42. é muito bom quando nós se colocamos na frente de Deus.tudo fica bom em nossas vidas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...