Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

Quem será recebido por Deus? Sl. 24. 3-5.

   
   Deus é soberano, Ele é o SENHOR absoluto sobre tudo o que existe, está no Santo Lugar. Todos querem ser filhos de Deus, mas, quem poderá subir ao Céu e ser recebido por Deus?

    Este Salmo retrata o perfil de um homem que viveu dignamente e venceu, portanto agora ele tem o direito de achegar-se ao Rei da Glória e permanecer no Santo Lugar, em comunhão, a desfrutar com o Salvador as bênçãos da salvação.

    Quem será recebido por Deus?
    Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, Eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações - Jeremias 17.10.

    01.   O que é limpo de mãos

    Limpo de mãos significa praticar obras de justiça que agradem a Deus, pois, Ele não aceita impuros na sua presença.

    Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal - Isaías 1.16.

    Quem será recebido por Deus? Quem se purifica e se liberta de todas as obras ruins, pois, assim diz a Palavra: se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça - 1ª João 1.9.

    Através do Apóstolo Paulo, o Espírito Santo ordena este estilo de vida: Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade. Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras - 1ª Timóteo 2.8-10.

    Quem será recebido por Deus?
    O que é limpo de mãos!

    02.   O que é puro de coração

    Na Bíblia, coração é sinônimo de cérebro ou alma onde residem os entendimentos e os sentimentos com suas emoções boas ou ruins. Devemos buscar em Deus e na sua Palavra uma constante renovação do nosso coração (Romanos 12.2), pelo Espírito de Deus temos a mente de Cristo (1ª Coríntios 2.16) e pensando igual Cristo frutificamos suas obras (Gálatas 5.22-23).
    
    O que tem ocupado o teu coração (pensamento/mente)?

    Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento - Filipenses 4.8.
    Que possamos orar como Davi: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável - Salmo 51.10.

    Para termos um coração puro precisamos conviver com pessoas de coração puro: Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor - 2ª Timóteo 2.22.
Quem será recebido por Deus?
O que é puro de coração!

    03. O que não entrega a sua alma à falsidade

    Não entregar a alma à falsidade significa que devemos adotar um estilo de vida baseada exclusivamente na Palavra de Deus (A Bíblia) que é a única Verdade e nunca participar de qualquer idolatria ou paganismo. Quem não alimenta a sua alma com a presença de Deus e sua Verdade que está na Bíblia, entrega-se à falsidade. 

    Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto. Enganoso é o coração (alma), mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

    Deus é único e verdadeiro, é por essa razão que receberá no seu Santuário (Céu) somente quem não entrega a sua alma à falsidade.
    Deus te fez um ser inteligente para saber decidir entre o falso e o verdadeiro, entre confiar no Criador ou na criatura. 

    A quem você tem entregado a tua alma?
    
   A maioria das pessoas tem entregado sua alma à falsidade por não conhecerem a verdade; a libertação de todas as falsidades vem pelo conhecimento da verdade (João 8.32).

    Quem será recebido por Deus?
    O que não entrega a sua alma à falsidade!

   04. Quem não jura dolosamente (promessas falsas)

    Jurar dolosamente é uma péssima conduta que leva as pessoas a viverem fazendo falsas promessas e falando leviandades, sem medir as consequências.

    Quem, SENHOR, habitará no teu Tabernáculo? Quem há de morar no teu Santo Monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho - Salmo 15.1-3.   

    Conclusão

    Essa Palavra deixa bem claro que para receber a benção que justifica para a Salvação de Deus é necessária uma conduta irrepreensível, pois, Jesus foi obediente ao Pai até o fim para nos deixar exemplo (Filipenses 2.5-8).

    Quem será recebido por Deus?
   O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação - Salmo 24.4-5.



        Por: Paulino Cordeiro     Fonte: www.familiaabencoada.org.br


3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...