Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

"Maldito o homem que confia no homem" Jeremias 17. 5

    Vamos a um esboço sobre este versículo bíblico tão conhecido e importante para nós.
 
   "Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!"  Jm. 17. 5.

    Agora o que seria este "confiar" que a Bíblia se refere? A continuação do verso nos explica, mas vamos por partes.
    Se não existir da nossa parte "certa" confiança com as pessoas nenhuma relação subsistiria, por exemplo: Se não houver nenhuma confiança do marido para com a esposa ou vice - versa, você acha que essa relação vai muito longe? Não!
    Se não houver "certa" confiança entre o patrão e o empregado você acha que essa parceria vai dar certo? Não!

    O que Deus nos adverte nesse verso é a respeito de fazer da carne mortal o nosso braço, a nossa força, a nossa fonte de recursos, por que quando isto acontece automaticamente a pessoa aparta o seu coração do Senhor.

    E hoje eu te convido a ver este verso por outra ótica pois sempre que lemos tendemos a interpreta-lo
somente com relação aos outros seres humanos (homens) e parece que nos esquecemos que o somos . Por que como o outro está sujeito ao erro eu também estou, como o outro pode pecar eu também posso, e neste aspecto podemos dizer que estamos todos no mesmo nível, quer dizer, todos na condição de seres humanos.

    Então poderíamos dizer: Maldito o homem que confia em si mesmo, e faz da carne mortal o seu braço... 
    
    A realidade é que devemos ter um "pé atrás" com nós mesmos, afinal veja o que diz Jeremias 17. 9:  "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" Este coração não é o orgão que bombeia o sangue para o nosso corpo, mas sim o nosso pensamento, a vontade humana, os sentimentos... Então como confiar plenamente em si mesmo? Não dá! 

    Não sou eu que devo guiar, direcionar por mim mesmo a minha vida, mas permitir que Deus o faça!

    Quantos pensam ser auto-suficientes e no seu orgulho estão se afundando cada vez mais, quantos pensam que Deus é opcional e não essencial.

    "Assim, por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre." Jm. 17.4.

    "Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável." Jm. 17. 6.

    O homem destrói a si mesmo pelo seu comportamento, suas escolhas. A semente por si só não chega a lugar nenhum, mas se plantada na terra, e regada adequadamente, brota, nasce, cresce, e dá seu devido fruto. Ou seja, ela precisa disso, e o ser humano precisa de Deus!

    "Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto." Jm. 17. 7-8.

    Todos os recursos que precisamos vem de Deus e não de nós mesmos. Reconheçamos que não podemos fazer da carne mortal nosso braço, nem em relação a nós e nem em relação aos outros! Nunca aparte seu coração de Deus pois só Ele é digno de toda confiança. Aquele que é onipresente, onipotente e onisciente!

                             Paz do Senhor!


35 comentários:

  1. Reflexão

    Ivone Boechat

    Por que tanta aflição nesse período eleitoral? Creio que o povo de Deus não tem que ficar olhando para a direção errada. O foco não pode ser mudado. Quanto mais se desvia o olhar das promessas de Deus e se concentra a esperança de dias melhores neste ou naquele político ou num partido, mais ansiedade. E isto é muito claro. Pessoas de todas as idades, de classes sociais as mais diversas, estão claramente perturbadas e preocupadas com o resultado das eleições.
    Certa vez o Senhor Jesus caminhava com os discípulos e Pedro ficou muito preocupado, porque João ficara pra trás. Foi advertido na hora pelo Mestre: - Pedro, olhe para mim.
    Se alguém imagina que os problemas do Brasil serão resolvidos por homens, a Bíblia adverte: através do profeta Jeremias (17-5) “Maldito o homem que confia no homem”.
    Vá para as urnas com a sua consciência tranqüila: não há pessoas perfeitas. Aquele que vencer não vai representar a unanimidade, vai sim, revelar o que teve mais argúcia, mais dinheiro para gastar no pleito, que conseguiu encantar com mais promessas fantásticas ou pode também revelar a vontade de Deus. Com certeza o cheiro do comportamento em terras brasileiras não pode agradar o gosto refinado de justiça que emana do céu. Deus não se deixa escarnecer.

    “Porque o Senhor é o nosso Juiz;(judiciário) o Senhor é o nosso Legislador;(legislativo) o Senhor é o nosso Rei;(executivo)
    Isaías 33:22

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio Rogério Marques6 de novembro de 2014 às 14:25

      Muito bom o seu texto Ivone Boechat...Só podia ser Boechat...és parente dele? dizem que a vós do povo é a voz de Deus, na Democracia é pra ser, mas na Vida em si não é porque o povo é muito ignorante ainda, é a voz de Deus é a Sabedoria Divina, é a voz da natureza em toda a sua amplitude inclusive o Sol, a Lua e as Estrelas...e tem também a possibilidade de fraudes daí não é a nem a voz do povo e muito menos a voz de Deus...Eu acho o computador uma boa ferramenta de um monte de coisa, especialmente de comunicação, ói nóis aqui, mas eu não confio em computador!!!???

      Excluir
    2. Absolutamente correto! Governos são tão perversos como foram os governos de todos os tempos. Não há que se esperar de um novo governo alguma coisa além de 'empurrar um sistema', seja lá qual for, cobrando por isso com chantagens de todos os tipos. DEUS extrai de todas as manobras desses governos, sua vontade e ensinamentos. Por quê, não sei porque e, jamais saberei na vida carnal.

      Excluir
    3. GOSTEI MUITO DO SEU COMENTÁRIO IVONE É VERDADEIRO

      Excluir
    4. A VOZ DO POVO , NÃO É A VOZ DE DEUS , NUNCA . . . ;
      DEUS É PERFEITO , ONISCIENTE , ONIPOTENTE ; JÁ PENSOU SE DEUS FALASSE O QUE ESSE POVO FALA E IMAGINA !? DEUS NOS CONHECE , ANTES DE NOSSO NASCIMENTO ; NOSSAS CÉLULAS , NOSSOS ÓRGÃOS , MENTE ETC. . .
      DEUS LHE CONHECE ((( MUITO BEM ))) .AMÉM !

      Excluir
    5. Perfeita colocação,Ivone. 👏👏

      Excluir
  2. Muitas das vezes estamos depositado nossa confiança, nossa esperança em quem não é digno de confiança! Ou seja no homem q é falho, portanto é necessário olhamos p Deus pois é o único digno de toda honra glória adoração e exaltação! E é em quem devemos confiar e nos espelhar.
    Ansiosa p tua vinda oh cordeiro de Deus! Noivo glorioso, santo santo santo es tu oh rei!
    Senhor dos exércitos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria dizer que esse esboço me ajudou bastante na minha dúvida muito obrigado e fica na paz do nosso bom senhor Jesus

      Excluir
    2. Perfeito 🙏👏👏👏👏👏

      Excluir
  3. Devemos estar sempre atentos. Um olho no padre e o outro na missa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos está sempre atento na Palavra de Deus. Nunca atento na palavra do padre.

      Excluir
  4. CONCORDO COM O QUE FOI DITO POR IVONE BOECHAT, COM RESSALVAS: O POVO NÃO TEM CONSCIENCIA, PORQUE ATE ISSO LHES FOI TIRADO, EU JA FREQUENTEI IGREJA EVANGELICA E MUITAS DELAS VIRARAM COVIL DE LADRÕES INTERESSEIROS QUE USA O POVO IGNORANTE E DESINFORMADO QUE LÁ ESTÁ, FRAGILIZADO PARA PEDIR VOTOS PARA POLITICOS QUE SO SERVIRAM AOS SEUS INTERESSES E A TUDO ISSO DEUS TAMBÉM ESTÁ ATENTO. PARA QUE O POVO VOTASSE COM CONSCIENCIA, ANTES PRECISAVA SER ALFABETIZADO DE FORMA DIGNA, CASO CONTRARIO NÃO PASSAM DE MASSA DE MANOBRA SEJA DE POLITICOS, PASTORES MIDIA ETC...

    ResponderExcluir
  5. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor

    Ivone Boechat

    A felicidade de qualquer nação depende, fundamentalmente, do reconhecimento da soberania de Deus e a influência que Ele passa a exercer sobre as pessoas, sobre as famílias e todas as instituições. Quando se buscam deuses falsos ou quando não se cultua a nenhum deus, quando a Palavra de Deus e as suas Leis não têm lugar de adoração e destaque na vida da sociedade, ela perece entregue aos vícios, à depressão, à infelicidade. Uma nação se constrói no alicerce da fé. Cada cidadão bem orientado, com uma base sólida de educação, vai ajoelhar-se, aos pés de Cristo, buscando a comunhão com Deus. Porque “Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” Sl 19:1. Ninguém é insensível à majestade divina, quando lhe apontam para a grandeza do Seu poder.
    Feliz é a nação que “instrui ao menino no caminho em que deve andar” Pv 22:6.
    Feliz é a nação, onde a juventude “Lembra-se do Seu criador nos dias da sua mocidade. Ec.12:1.
    Feliz é a nação, onde os “príncipes ensinam aos anciãos a sabedoria…” Sl 105:22.
    Feliz é a nação que atende aos profetas de Deus, pois suas palavras são “…como uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações” II Pe 1:19.
    Feliz é o cidadão que reclina sua fronte nas sagradas escrituras, porque “seca-se a erva e murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” Is 40:8.
    Feliz é o homem que “anda pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça” Pv.8:20.

    A humanidade clama pela presença do Deus vivo, fiel, justo, capaz de transformar as tristezas desta civilização decadente numa geração eleita, confiante.

    Cada família pode se apresentar como agência do bem, responsável por seus filhos, vigilantes da paz.
    O homem foi criado para viver feliz, serenamente, entre as flores do imenso jardim do Universo – único verso divino, ritmado na cadência de vozes angelicais e nas bênçãos que o Pai das luzes derrama sobre seus filhos.
    Feliz é a nação que se esforça para caminhar debaixo da potente mão do Senhor e reconhecer que, desde a antiguidade, “O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz”. Is 9:2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa explicação é de todas a mais lógica. Gostei de ler.

      Excluir
  6. Bela mensagem palavra que edifica

    ResponderExcluir
  7. A palavra de Deu é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho, se ela diz que maldito o homem que confia no homem, acreditem assim será, é questão de interpretação, não quero me alongar, mas entre ACREDITAR E CONFIAR existe em espaço ex: Eu ACREDITO que o Gerente da minha loja vai dar conta do recado, ele é um bom Gerente, agora eu CONFIA nele NÃO.
    Quanto a minha esposa, somos uma só carne.

    ResponderExcluir
  8. Radicalizar não é o caminho.existem más pessoas em todos os setores,quer seja público,político e por aí vai.. agora se referir a pessoas de forma desrespeitosa é certo!! Quem não erra que atire a primeira pedra.

    ResponderExcluir
  9. Precisamos confiar em Deus porque só ELE é digno, eu como ser humano pequeno e cheio de falhas as vezes me sinto abatido por tudo que tem acontecido no Brasil, tenho medo, medo de perder o emprego, medo de acabar sozinho, medo em relação ao futuro, mas eu creio no Deus do impossivel, e acredito com fé que até aqui o Senhor me ajudou e com certeza vai continuar me abençoando eu e minha casa.

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto! Ótica precisa!
    Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  11. Excelente texto! Ótica precisa!
    Deus abençoe sua vida...

    ResponderExcluir
  12. Abençoado este site que nos ajuda e auxilia quando estamos com os olhos turvos de lágrimas e precisamos de uma leitura da palavra do senhor

    ResponderExcluir
  13. Vejo a mensagem bem clara e sem possibilidade de dúbia interpretação: Maldito o homem que confia em outro homem. A única diferença está no grau, mas quando o calo aperta, aquele em quem se confiou abre o bico para salvar a própria pele, inclusive eu.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto, muito esclarecedor Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom este artigo pois refletindo sobre minha vida aprendi que não adianta culpar os outros em relação a todas as áreas da minha vida pois fui eu que fiz a escolha.
    hoje em dia entrego minha vida a DEUS mais como humano ainda pego de volta é uma eterna vigilância
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga firme nos caminhos de Deus!
      Abraço, Fabio!

      Excluir
    2. Muito interessante isso que você falou,somos falhos por natureza...o proprio Jesus teve fraquezas,porem se olharmos para Deus,e nos apegarmos a Ele,como Paulo falou.Que é na fraqueza que meu poder é mais forte.Ou seja buscamos mais a Deus nesse momento de angustia,e assim ficamos fortes.
      Somos humanos devemos vigiar e orar,pois não sabemos o dia e nem a hora.

      Excluir
  16. Não vejo outra alternativa se não estarmos sempre irrigando a nossa vida na confiança a DEUS.
    Delmiro Pereira da Silva

    ResponderExcluir
  17. Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;
    não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
    Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".
    "Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios".
    "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura".
    "Seus pés são ágeis para derramar sangue;
    Romanos 3:10-15

    ResponderExcluir
  18. Crer que só Jesus salva, ter uma fé viva, com todo amor em nosso coração. Buscando todos os dias se alimentar da palavra e do Espírito. Se desviar de tudo que desagrada a Deus. E levar esse evangelho a todos, pois muitos estao precisando da graça do Senhor, pra transformar suas vidas.

    ResponderExcluir
  19. Amém, amei os comentários, muito obrigado que Deus na sua infinita misericórdia continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Parabéns! Gostei muito!
    Você tem algum livro publicado?
    A Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dione!
      Agradeço seu comentário e elogio.
      Não tenho nenhum livro publicado ainda, mas quem sabe um dia se Deus nos der esta graça...
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...