Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

Parábola do servo vigilante. Lc. 12. 35-48.

    Mais uma vez o Senhor Jesus nos trás um alerta através de uma parábola, desta vez a respeito da
vigilância que nós temos de ter em relação a nossa alma, pois ela deve estar preparada ao modo de nosso Senhor para que não sejamos pegos de surpresa.

    "Sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu senhor, ao voltar ele das festas de casamento; para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram." Lc. 12. 36.

    Os servos deveriam aguardar a volta de seu senhor apostos, em constante vigilância, posto que não sabiam que horas ele viria das festas de casamento então não poderiam adormecer.

    "Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes... Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar.." Lc. 12. 37, 38.

    Aqui a segunda vigilia compreende de 21hs até às 24hs, e a terceira de 24hs às 3hs. Ou seja não havia um horário determinado, mas sim a certeza de que seu senhor viria, e em nenhuma  hipótese eles poderiam ser pegos dormindo.

    Veja bem, Jesus usa deste exemplo prático para falar conosco dizendo que deveriamos agir de igual modo perante Ele. E quando recebemos este aviso sabemos qual é a vontade de nosso Senhor e como Ele espera nos encontrar, agora veja o verso a seguir.


    " Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites." Lc. 12. 47-48.

    Você já ouviu aquele adagio popular que diz: "Não podemos brincar com fogo".  Muito bem, saber da vontade de Deus e não a cumprir, e não se aprontar segundo a mesma é "brincar com fogo". Devemos levar a sério os alertas que Deus nos faz. No versículo 39 Jesus deixa algo bem claro: " Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa."

    O ladrão não liga avisando e nem pedindo a sua permissão para arrombar sua casa e levar tudo que você tem, ele simplesmente aparece quando a pessoa menos espera, por isso a necessidade de constante vigilância. E mesmo com tantos alertas da palavra de Deus sobre isso tem muita gente que vai ser surpreendida, mas de maneira negativa. Você já viu aquela pessoa que alguém diz assim: "O fulano, não vai trancar melhor essa porta aí?" E ela responde: "Nããããããão, nãão preciiiisa!". Bem, ela foi avisada e mesmo com tanto aviso ela não está sendo vigilante. Assim tem muitas pessoas vivendo a vida, se arriscando quando não deveria.

    Tudo bem então, agora sei que tenho de ser vigilante, mas como fazer isso?
 
    Vou dar uma dica pra você!
    A parábola começa falando de homens que estavam esperando a vinda de seu senhor a noite e de madrugada e eles não poderiam adormecer. Acompanhe, nós também não podemos adormecer, mas agora espiritualmente falando, a noite e principalmente de madrugada se a pessoa ficar parada o sono chega e ela adormece, agora, se ela estiver envolvida com alguma coisa, em constante prática de algo ela espanta o sono. Assim é na nossa vida espiritual, o melhor jeito para nos mantermos vigilantes e não adormecer enquanto esperamos pelo nosso Senhor é estarmos envolvidos com a prática da sua palavra, de boas obras, vivendo na verdade! "Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim." Lc. 12. 43.

    "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." Lc. 12. 40.

12 comentários:

  1. Amém, que Deus continue te dando sabedoria na Sua palavra!

    ResponderExcluir
  2. DEUS FAÇA RESPLANDECER SUA GLORIA SOBRE AUTOR DESTE ESTUDO

    ResponderExcluir
  3. Aprendi muito com essa pequena ministraçao Deus abençoe a vida festa pessoa.....

    ResponderExcluir
  4. Amém meu amado bela reflexão, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  5. Amém meu amado que linda reflexão, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  6. Amém que nosso senhor Jesus Cristo continue a te usá tremendamente,nesta terra, Amém.

    ResponderExcluir
  7. Amem glória a Deus Que Bela interpretação Que Deus te Abençoe mais e mais 👏👏🙌

    ResponderExcluir
  8. Amem, Bela interpretação Que Deus continue te abençoando mais e mais 👏

    ResponderExcluir
  9. AMÉM AMÉM e GLÓRIA A DEUS!!! LINDA MENSAGEM!!! QUE O SENHOR TE ABENÇOE MAIS E MAIS AMADO IRMÃO.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...