Versículo da semana

Versículo da semana: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre." Salmo 125. 1.

Parábola do Tesouro Escondido. Mateus 13: 44

    Esta Parábola proposta por Jesus tem um grande significado, apesar de ser composta por apenas um versículo, tem muita coisa a nos dizer.

     "O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo." Mateus 13: 44.

    Já de início podemos perceber que o assunto central dela é o reino dos céus. Na realidade nós sabemos que não há nada maior ou mais valioso que o reino dos céus.

    Todos entendemos que o objetivo de Jesus encarnar (João 1: 1 e 14), ou seja, de o Verbo se fazer carne, era para derramar seu sangue, o sangue da nova Aliança de Deus com os homens, para que então pudéssemos ser salvos pela Graça, em outras palavras, termos condições de nos tornarmos possuidores do reino de Deus através de Jesus Cristo.

    Para entendermos melhor como funciona este processo de possuirmos o reino dos céus vamos conjecturar a parábola contada por Jesus.


    Nela temos a figura de um homem que mesmo sem estar procurando por um tesouro o encontra; e obviamente possuído de grande alegria pela sua nova descoberta, entende que diante dele está algo tão valioso e de oportunidade única na sua vida, porém sabia que não poderia adquirir aquele tesouro tentando compra-lo diretamente, mas que o único meio de se tornar possuidor era comprando aquele campo.

    Então a Bíblia diz que ele vai e vende tudo o que tinha para poder juntar recursos e comprar o campo.

    "O meio de possuir aquele tesouro era comprar o campo, ele sabia que não teria outra oportunidade dessas e precisava aproveita-la."

   
Agora, vamos imaginar que aquele homem tinha sua família, seus planos, seus projetos, suas prioridades e tudo mais; ele vivia a vida conforme melhor lhe parecia, porém quando se tornou sabedor daquele tesouro, a prioridade dele mudou, e o seu foco de vida agora, não era mais nada além de poder possuir aquele tesouro tão valioso. Aquele homem abriu mão de tudo, porque ele sabia que esse era o único jeito. 

    Com tudo isso, Jesus quer nos dizer que, quando nos tornamos sabedores do reino dos céus, ou seja, deste tesouro valioso, precisamos fazer o que for preciso para nos tornarmos possuidores do mesmo, a partir deste momento as nossas prioridades devem mudar e se tornar apenas uma, o reino dos céus. 

     Jesus mostra pela parábola que se for necessário abrir mão de tudo devemos fazer, só não podemos deixar escapar esta oportunidade única que temos. 

    Porém, assim como o homem da parábola não podia comprar o tesouro em si para se tornar possuidor dele, mas o meio para isso era comprar o campo; o mesmo serve para cada um de nós hoje. 

    Não podemos nos tornar possuidores do reino dos céus por nossas próprias forças, ou obras, o meio para isso é o que Cristo fez no madeiro dando a sua vida e derramando seu sangue por nós. 

    Mediante a isso, entendemos que para nos tornarmos possuidores do reino dos céus, tesouro de valor inigualável, precisamos entregar a vida a Cristo, e quando alguém faz isso, faz da palavra dele, da vontade, do reino dele a sua prioridade, e se cumpre aquilo que Paulo disse: "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" Gálatas 2: 20. 

                 Deus abençoe!




Um comentário:

  1. Incluo esse texto ao de Mateus
    Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
    Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
    Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

    Mateus 6:31-33

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...